Ficção e realidade

Uma reflexão sobre o que assistimos

O que assistimos nos influencia? Você pode responder: "Depende da pessoa!"; mas em geral o que vemos em uma tela pode nos fazer bem ou mal, mesmo que saibamos que aquilo é mentira. Algumas pessoas gostam do que assistem e pronto, outras levam o que assistem mais a sério e são chamadas de fãs e outras de uma maneira sutil encontram no que assistem lições valiosas para o sucesso na vida. Já pensou nisso?

Cientistas descobriram que quando olhamos uma cena na vida real e uma cena parecida na TV as mesmas áreas do cérebro são ativadas; ou seja, você pode trazer experiências de coisas negativas ou positivas para você mesmo que não queira.


Segundo a técnica da Cinematerapia, se a pessoa assistir a um filme que se encaixe em sua problemática, é muito provável que se identifique e encontre um jeito de aprender e crescer com ele. Muitos filmes por exemplo, mostram a dificuldade da vida, porém apenas isso. Imagine alguém que só assiste filmes de drama; não quer dizer que ela será triste ou melancólica, mas que esses sentimentos podem estar dentro dela e serem manifestados um dia. Não precisa nem falar dos filmes de terror e de conteúdo explícito(eles não tem classificação indicativa restrita a toa). Quem iria assistir um filme de romance depois de levar um fora?

O que eu quero dizer com tudo isso é  que,  se você é uma pessoa que tem consciência de que a vida não é fácil e que há muitas pessoas piores do que nós, por que assistir isso em uma ficção?


“Uma alma saudável, habita um corpo saudável e uma mente saudável .” - Maka Albarn, Soul Eater. 


Dica:
Você pode trocar esse tipo de ficção por algo que acrescente valor a você. Personagens em quem você pode se inspirar para alcançar seus objetivos, lições de caráter e companheirismo, dicas de lidar com pessoas, diálogos, empreendedorismo, compaixão, positividade etc. Ou seja, uma ficção comum que apesar de ter cenas tristes, tem o final feliz e ensina a ver "O lado bom da vida". E não importa se é um livro, filme, anime ou série.



Um exemplo é a história de Naruto Uzumaki que teve uma infância  muito dolorosa e tinha aos olhos sociais todos os "motivos" para se tornar alguém melancólico e amargurado. Mas mesmo com as dificuldades ele parou de chorar e decidiu fazer algo a respeito. Com o objetivo de se tornar um Hokage(líder mais forte da aldeia ninja), ele se tornou mais forte, fez amigos, mudou lugares e pessoas e sua história poderia se comparar a de uma pessoa da vida real.


Naruto criança e Naruto como herói da folha

Existem pessoas que se vestem como os seus personagens favoritos, são chamados de cosplays; mas por que não pegar algumas qualidades de seus personagens e atribui-las a você, em sua vida pessoal, em seus estudos e em seus negócios?

Uma lição: faça com que, o que você assiste desperte em você a vontade de vencer e superar as dificuldades, como os seus personagens fazem; pois o mundo precisa de mudança e de pessoas que fazem a diferença. E por que não provocar essas mudanças com a criatividade que os heróis fazem?

Heroi mirim alimentando cãezinhos

Lembrando... se você acha que as pessoas não te amam, existem um monte de anjos(gatos e cães) nas ruas como esses da foto que estão esperando a oportunidade de dar muito amor e carinho para aqueles que também tem um bom coração. Não seja indiferente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros sobre Java e apostila

String - Java